quinta-feira, 25 de junho de 2009

Prova na EDCN...

Desculpem em não vos ter contado nada ontem... mas não estava em condições...
Ontem foi a minha prova na EDCN... Fui a caminho para lá mais ou menos ao 12:30, tinha de lá estar á 13H.
Quando chegamos a minha professora susana estava tambem a chegar, comprimentome com um beijo na testa...
Entramos e um senhor mostro-nos o caminho... entramos no buffet e ficamos á espera de que eu fosse chamada. Estavam lá muitas raparigas a aquecerem e a prepararem-se... uma delas estava a concorrer para o 4ºano que tinha supér elasteciedade!!! Fazia a esparregata na prefeição no "arábesk" colocava a perna totalmente a 180ºC!! Reparei que era mesmo uma forte concorrente!
Entrou na sala um senhora com os nossos nomes em papeis para fazer a chamada da 3º e 4º ano, á medida que ia dizendo os nomes iamos-nos colocando atráz dela. Depois de acabar a chamada seguimo-la até um corredor em que os rapazes de dividiram para uma sala e as raparigas para outra. Entramos numa sala de aula onde nos acabavamos de arranjar. Aí podiamos converçar melhor. falamos sobre a nossa localidade, com que idade tinhamos começado no ballet e coisas do género. Chamaram-nos para colocarmos o nosso número no maillot, fizemos fila por ordem de números e esperamos que nos chamassem para entrarmos. Quando começaram a chamar o meu coração começou a bater mais forte. Desejamos boa sorte a todos. Entrei na sala.... Uma das paredes tinha apenas vidros e as outras 3 tinham Barras fixas às paredes, o chão era de uma expécie de plástico. Exestiam 3 júris, uma pianista e uma professora que indicava os exercísios. Fizémos a prova com as candidátas ao 4º ano tambem. Nenhum dos rapazes tinha experiencia clássica por isso esperaram que nós acabassemos... colocámos-nos nas barras por ordem, eu era a 3º. A proffessora era muito sinpática, marcava os exercísioa lentamente e se percisássemos repetiamos mais 1 vez antes de fazermos com a pianista. A rapariga que me chamou á atenção no Buffet era realmente boa!!! Fizemos de tudo um pouco. Quem tinha experiência de pontas fazia mais uns quantos exercícios em pontas. Fizemos 1 exercísio de barra e mais 1 de centro. "Obrigado a todas, a vossa audição acabou, podem saír." disse um dos mesbros do júri. Saí com o maillot todo molhado e suor a escorrer pela cara... desci as escadas fui ter com os meus pais e a Susana ao boffet. Quando entrei passei e falei com o Marcelino Sambé e com o Telmo Moreira que estavam a comer, eles perceberam que tinha acabado de vir de uma audição... Quando Me aproximei dos meus pais e da Susana todos me abraçaram e me preguntaram como tinha corrido, como era o júri, como er a salar, se as candidátas era sinpáticas e perguntas do género. Ficamos é espera mais ou menos 1 H dos resultados. Enquanto esperava fui ver quantas eram as vagas para o 3º ano... tál como eu cálcula eram apenas 4. De repente aparece a mesma senhora da chamada com as pautas dos resultados nas mão fomos a correr ter com ela enquanto colocava as pautas na parede. No 3º ano li: "Catarina dos Santos Costa Rente - Não Admitida", só os rapazes é que tinham entrado e não entrou nenhuma rapariga, desatei a chorar e abraceime ao meu pai! Chorei tanto, tanto, tanto! Estive lá dentro a chorar pelo menos 00h30m. Só dizia e pensava "mas porquê?! Porquê a mim?! Porquê?!", "O meu sonho pai! O meu sonho!! O meu sonho!!!" Fui para a rua tentar acálmar-me... entrei no carro... fui o caminho todo a prender o choro. Cheguei a casa e não pude aguentár mais! Decarreguei tudo! Agarreime á minha mãe e batia com os pés no chão! "Mas porquê?!!!! Porquê a mim?!!!" Deiteime no sofa...dormi 2h seguidas, tive a falar com a minha mãe... á noite o meu pai foi ter lá a casa e sentei-me no carro a falar com ele... disse que para o ano queria concorrer novamente, mesmo que tivesse que sofrer novamente!
Pensamos em eu ir tirar um curso este verão no conservatório... iria investigar isso...
Deiteime a pensar e a sonhar... dores de cabeça e dores de corpo... custome a adormeçer...
Não entrei... mas isso não fáz com que deixe de me exforçar, treinar e lutár!

Para o ano lá estarei novamente!!!

29 comentários:

Bailarina Joana disse...

Olá Catarina!

Que pena... Estavas tão entusiasmada! Tal como todas as outras é claro, mas... Simplesmente... não é muito justo só terem entrado rapazes! Assim, com quem é que eles podem dançar um pas-de-deux?

Também, não vai servir de muito dizer que não é justo, ou até mesmo chorar... A vida é assim! Eu já tive desgostos do género, e chorei até fartar...

Tenta ver o lado positivo! Agora, já sabes como será no próximo ano, e vais estar muitíssimo mais confiante, quando entrares naquela sala para seres avaliada!

Deixa-me que te diga que fiquei com uma certa inveja quando me disseste que falaste com o Marcelino Sambé e com o Telmo Moreira... Admiro-os tanto!!!

Bjs

P.S. - Vais ver que para o ano entras. Não chores mais, e pensa que até foi bom não teres entrado. Assim, já sabes como é tudo, e para o ano ficas menos nervosa. Ok?

Catarina disse...

olá miga!

estive a lêr o teu comentário e agora que já passaram 4 dias tenho as mesmas opiniões que tu...

Realmente ñ foi muito justo em os rapazes terem passado, mas como tu dizes : "A vida é mesmo assim!"
Os professores da EDCN percisão mesmo de rapazes e aceitam mesmo aqueles que ñ percebam patavina de Ballet...

Agora já consigo ver o ládo positivo de ñ ter passado, mas tenho de confessar que nos primeiros dias ñ conseguia ver nada a ñ ser coisas negativas...

Acredito plenamente que tambem já tenhas passado por coisas más na tua vida como bailarina... ésta profição que escolhemos tem sempre altos, baixos, altos, baixos, bons e maus momentos...

Não fiques com inveja miga... pode ser que um dia quando nos conhecermos as 2 melhor e no dia em que eu entrar na EDCN que te apresente o Marcelino e o Telmo... ;)

Ok! Vou ter de deixar os pensamentos negativos e só consentrar-me nos pensamentos positivos! Para o ano já sei o que eles pedem e vou estar muito mais confiante!!!

Adoro-te sabias? ;)
bjs grandes!

ps: Muito obrigada por tudo!!!

Anónimo disse...

olá catarina!

realmente é uma pena tu não teres entrado é que sabes eu ando na edcn [escola de dança do conservatorio nacional]desde o primeiro ano de dança e passei agora mesmo para o 3º ano assim ja não te tenho como colega o que é um maximo...
espero que não entres.

Anónimo disse...

infelizmente em Portugal só alguns têm oportunidade. Mas o pior ainda é o facto de alguns serem tão egoístas que acham por ter tido a sorte de entrar no 1º ano na escola do conservtário são mais do que os outros. Sabes, ser bailarino é ser dono de uma arte e não é por queremos que os outros sejam infelizes que nós seremos melhores. Desejo que um dia penses no teu egoísmo. boa sorte para o ano Catarina!! se calhar iremo-nos encontrar para o ano nas audiçoes e ate mesmo no curso de verao!! ja agora tambem me chamo Catarina!! xD bjinhos

Anónimo disse...

Olá Catarina!

Que grande coicidencia! Eu ando na EDCN e passei este ano para o 3/7º A e se tu entrasses iamos ser colegas! Só entraram rapazes: o João, o miguel e o samuel.gostava de te ter conhecido!


Beijos e até p'ro ano!

Catarina disse...

ola!

Tambem adoraria terte conhecido...
=D

Tenho pena de nao ter entrardo...

e os rapazes que entraram... nao tive a oportunidade de falar muito com eles... apenas falei um bocado com o joão... como é ke eles são??? Simpácticos??? E dançam bem???

Beijos e obrigada pela visita e o coementario! Adoraria conhecer-te melhor... =D

Catarina disse...

respondendo ao penultimo comentario...
Bem... realmente concordo contigo em todos os aspectos ke mensionas-te... :( tenho de admitir ke fiquei triste com o comentario desse visitante...

Bem.. eu fui fazer o curso de verão e tu tambem foste???

É pena nao termos falado...

tive lá... e vi alguma catarinas.. mas infelismente nao tive tempo para conheçelas melhor... :(

Beijos enormes!

Catarina

Anónimo disse...

oi eu ñ te conheco mas espero que para o ano entres.... ja agr onde fazes ballet?

Catarina disse...

olá

obrigada pelo comentário! :)

Ando na RAD de mafra

e tu? tmabem fazes ballet?

Inês disse...

Olá Catarina! Eu não sou da zona de Lisboa mas queria desejar-te ´boa sorte! Para o ano vais ver que entras!

Gostava também de te perguntar uma coisa. Com que idade se pode entrar na EDCN? Eu tenho 13 anos. E na minha cidade o ensino de ballet é muito limitado.
Gostava muito de ser bailarina.

Bjinhos muito grandes e boa sorte bailarina!

Bailarina disse...

Olá Inês:),

Olha, eu também tenho o mesmo problema que tu, de na minha cidade o ensino é muito limitado.
Podes entrar na EDCN a partir dos 10 anos, ou seja, já podes concorrer.
Mas tens que ver em que nível estás, porque na EDCN é muito dificil entrar, tens que ser mesmo boa!
Mas acho que podes concorrer para anos de dança sem ser o teu, o problema é que atrasas no ensino normal...
Por isso bom esforço e pode ser que também nos encontremos na EDCN,

Beijo, Alexandra

Catarina disse...

Olá Inês!

Bem ... parece que a Alexandra já respondeu ás tuas perguntas! =D

Obrigada pelo teu apoio! =D

Boa sorte tambem para ti e para a tua carreira como bailarina!!! :)

bjs

Inês disse...

Obrigada pela resposta! Eu ando meia confusa.
Podia perguntar mais umas coisas? (pareço uma criança, cheia de dúvidas... :))

Ora aqui vão elas:

Por exemplo, eu nunca fiz ballet. Como são os testes para admissão da EDCN para quem nunca fez ballet?

E por exemplo... para quem entrar tarde e tiver disciplinas lá como Português e Matemática... o ballet tem que estar ao mesmo ano de ensino?

Beijinhos muito grandes! e desculpem pela minha pergunta extensa…

Bailarina disse...

Olá Inês,

É assim, em que ano da escola tu estás?
Se não souberes nada de ballet tens que concorrer para o 5º ano da escola, porque para os outros anos tens OBRIGATÓRIAMENTE saber ballet, caso contrário não te deixam entrar...
Se já fizeste o 5º ano, e entrares para o 5º ano na EDCN, podes pedir frequencia e não tens as disciplinas do 5º ano, apenas o ballet:)

Espero ter ajudado!!

Beijinhos

IN~es disse...

Olá de novo!

Eu estou agora no 8º ano e nunca fiz ballet.
Mas p. exemplo como eu não sou de Lisboa, se fosse para lá era mais práctico estar na escola e ter as aulas de ballet lá.
Mas então não é possivel? Só se entrasse no 5º ano? Ou posso entrar mas tenho ballet de 5º ano e as disciplinas no 8º?
Poderia entrar só no 2º período?

Eu acho que sonho um pouco alto de mais, mas gostava de entrar tanto na EDCN... mesmo saindo da minha cidade e ir para Lisboa. o pior é que nunca fiz ballet.
e há tanta gente cheia de talento e... bom.
Obrigada por responderes ás minhas perguntas e desculpa por seu tão maçadora! :)

Beijinhos

Inês disse...

Olá de novo!

Eu estou agora no 8º ano de escola e nunca fiz ballet.
Mas p. exemplo como eu não sou de Lisboa, se fosse para lá era mais práctico estar na escola e ter as aulas de ballet lá.
Mas então não é possivel? Só se entrasse no 5º ano? Ou posso entrar mas tenho ballet de 5º ano e as disciplinas no 8º?
Poderia entrar só no 2º período?

Eu acho que sonho um pouco alto de mais, mas gostava de entrar tanto na EDCN... mesmo saindo da minha cidade e ir para Lisboa. o pior é que nunca fiz ballet.
e há tanta gente cheia de talento e... bom.
Obrigada por responderes ás minhas perguntas e desculpa por seu tão maçadora! :)

Beijinhos grandes

Bailarina disse...

Não és nada maçadora:)
Inês, para entrares na EDCN tens que fazer provas, que são normalmento no fim do período.
Não sei se eles fariam isso que tu estás a dizer de teres as disciplinas do 8º e fazeres o 5º
Por que é que não começas a treinar flexibilidade e entras numa escola de ballet, e depois fazes a audição para o 5º ano na EDCN e pode ser que tenhas talento e te aumentem de nível!
Não desanimes, também sonho um pouco alto como tu, mas se nos esforçarmos os sonhos tornam-se realidade!!

Beijinhos e continua a lutar,

Alexandra

Inês disse...

Obrigada pelas respostas e por tudo!

Então enquanto sim e não vou tentar tornar-me flexivel! :)

E pode ser que um dia chegue lá.
E pode ser que até nos encontremos!

Beijinhos grandes!

Anónimo disse...

Já passou um ano desde que fizeste a audiçao e as audiçoes deste ano
já aconteceram, fizeste na mesma a nova audiçao?
PASSEI agora para o 3ª ano de dança e fiz as audiçoes quando tinha 10 anos ou seja há 2 ano~s.
Não fiques triste pois é muito dificil entrar num ano acima do 1ª na EDCN A vida é muito dificil porque mesmo que tu entres nas audiçoes depois ainda tens exames e se tiveres 2 és convidada a sair da escola como aconteceu este ano a umas amigas minhas.
M.I-NUNCA DESISTAS DOS TEUS SONHOS

Anónimo disse...

olá !
eu também me chamo catarina e vou fazer uma audição na EDCN no dia 22 de junho de 2011 , o ballet sempre esteve presente na minha vida desde os meus 3 anos há 12 anos que faço portanto, incluiram-me no 6º ano de dança, porque eu estou no nono ano e tenho 15 , mas gostaria de saber o que eles pedem nas audições ? para além da aula que faremos..

Ana Rita Mendes Sousa disse...

Olá Catarina também vou fazer as audições para o 3º ano de dança amanha visto k no ano passado não fui admitida ... Mas este ano estou muito mais confiante ... XP
Espero k consigas entrar ... bjx

Anónimo disse...

Olá Catarina,

Eu estou na EDCN, mas entrei no 1º ano que é igualmente difícil porque no meu de 90 raparigas e só escolheram 30 raparigas e eu realmente não era boa...


Mas eles escolheram os rapazes porque são poucos.Por exemplo nós somos 12 na minha turma, mas temos 4 rapazes e acho que somos uma das turmas que tem mais rapazes da escola.E eles são privilegiados até nas notas de dança...

Se tentares outra vez vais conseguir

i disse...

Catarina, é mesmo uma pena não teres entrado.É sempre arrebatador levar com um "não" á nossa frente depois de nos esforçarmos até já não aguentar com as dores pesadas no corpo , mas que afinal, são essas mesmas dores que nos mantêm vivas porque sem dançar não há nada que nos prenda a este mundo.
Sinçeramente o que mais me chocou no teu relato foi todos os rapazes entrarem e nem uma rapariga ter esse privilégio, quer dizer,nem a forte concorrente da esparregata na perfeição no "arábesk"!
O que é que lhes deu neste ano? Tornaram-se sexistas, e têm perferência nos seus alunos rapazes?
A verdade é que por mais que nos esforçemos, nunca nada é garantido, ás vezes falhamos no dia, no mês, no ano, ou até no segundo, e isto aplica-se para todas as circunstâncias na vida.
MaS DEIXANDO para trás toda a melancolia e tristeza dessa tua esperiênçia, gostei muito de ter lido que não desistis-te e para o ano estaras lá novamente e muito mais forte!!!
Espero que concorras mesmo porque mesmo não te conhecendo, não sei porquê, talves por ser também bailarina e perçeber tudo isso, quero realmente que consigas entrar e que sejas a melhor!!!

i disse...

Catarina, é mesmo uma pena não teres entrado.É sempre arrebatador levar com um "não" á nossa frente depois de nos esforçarmos até já não aguentar com as dores pesadas no corpo , mas que afinal, são essas mesmas dores que nos mantêm vivas porque sem dançar não há nada que nos prenda a este mundo.
Sinçeramente o que mais me chocou no teu relato foi todos os rapazes entrarem e nem uma rapariga ter esse privilégio, quer dizer,nem a forte concorrente da esparregata na perfeição no "arábesk"!
O que é que lhes deu neste ano? Tornaram-se sexistas, e têm perferência nos seus alunos rapazes?
A verdade é que por mais que nos esforçemos, nunca nada é garantido, ás vezes falhamos no dia, no mês, no ano, ou até no segundo, e isto aplica-se para todas as circunstâncias na vida.
MaS DEIXANDO para trás toda a melancolia e tristeza dessa tua esperiênçia, gostei muito de ter lido que não desistis-te e para o ano estaras lá novamente e muito mais forte!!!
Espero que concorras mesmo porque mesmo não te conhecendo, não sei porquê, talves por ser também bailarina e perçeber tudo isso, quero realmente que consigas entrar e que sejas a melhor!!!

Anónimo disse...

ola
o conservatorio como previsto e limitada a entrada nos primeiros anos e sempre mais facil mas depois começasse a complicar porque e preciso ter mais tecnica ter conhecimentos e tambem e preciso ter estofo porque e muito dificil conciliar os estudos academicos com a parte artistica...
"muita merda"

Anónimo disse...

Ola catarina era só para saberes que eu tambem fiz audições para o conservatório ( 3 vezes ) e á 3ª vez entrei ... e agr sou a melhor aluna da minha turma por isso enfia!!!! ;) tbm está aqui ao meu lado os meus amigos que tbm entraram !!!!!!!!!!!!! tivemos -te a ver e és mm horrivél !!!!! kkkkkkkkkkkkk

Anónimo disse...

Chegaste a entrar na EDCN?

Anónimo disse...

ola sbs eu tb andei no ballet da professora susana e este ano vou fzr a audição para o conservatório

Anónimo disse...

Que pena Catarina!!
Fica para a próxima e seremos colegas!